Hoje, dia 04/04/2014 tivemos reunião do Projeto RuAção que foi muito rica e agradável. Coube-me apresentar um release e avaliação do feito até aqui, procedimentos de continuidade, metodologia e princípio iluminadores da caminha, o já encontrado como dificuldades, carências na área do serviços de encaminhamentos, despreparo por vezes, e ausência de infraestrutura real de pessoas, recursos mínimos necessários para que funcione o sistema público mostrando um descompasso entre a realidade gritante e cruel e o plano de Políticas Públicas no Estado e Municípios que mostram certo abandono, a ideia de serviço supletivo, como se não fosse dever do Estado, constitucionalmente atender dentro de condições dignas de limpeza, acolhimento, interesse, reconhecimento e não como migalhas vindas da “boa vontade” do poder público, dos políticos e dos setores empresariais e de comercio os quais não tem noção de que estas pessoas sempre serão seres de direitos, incondicionalmente, e que não precisam de favores e sim de direitos. A lista do participantes foi realizada por Denize, do Conselho de Direitos Humanos, que ficou de fazer esta memória para nós. Esteve presente o Hudson ligado o projeto e operando seu trabalho no espaço do centro de Referências. Esteve presente o Pastor Teobaldo Witter também ligado à ouvidoria dos Direitos Humanos, e coordenador do grupo organizado recentemente do qual Claudia Cristina, coordenadora do Centro de Referência participou expondo o papel do Centro de Referência em sua ação de acompanhamento e denúncia de situações irregulares, e eu, expus o Projeto RuAção.
Foram expostos os Princípio metodológicos do RuAção e o conjunto de tarefas demandas. Foram discutidas procedimentos, divisões dos espaços para as rodas de conversa, população específica nas rodas, ou não; a autonomia de cada coletivo pesquisador como propunha Edson Rondon, modo de fazer da pesquisa de população de rua, em Porto Alegre. Os questionários serão impressos, estratégias de sua distribuição e aplicação. A perspectiva de que a mútua identificação e reconhecimento permitisse. Consta a lista de pessoas presentes, representante da SEDUC de ligação. Presença das professoras doutoras Maria da Anunciação IPPGE) e Suely Dulce de Castilho. Devo encerrar este relatório, posto que já estou dormindo e findá-lo amanhã. Boa Noite por hoje. Passos
Aqui vai um relatório do percurso feito nesta semana:
Estimados amigos e amigas de Projeto
Estive dois dias na UNISELVA durante esta semana, no dia 1/04 e no dia 02/04. Nestes dois dias nosso diálogo foi sobre o relatório solicitado pelo Secretário Dr. Possas, SEJUD, em caráter emergencial.
Na entrega do relatório houve avaliação dele por parte de Maria da Uniselva e correções que buscava compatibilizar, suprimir e corrigir o relato, partes de “desabafo’, partes que diziam respeito à UNISELVA e interno na Universidade, por outro parte que dizia respeito à SEJUDH.
Defesa leitura do relatório,Maira sugeriu que nós realizássemos um relatório com tempos definidos em função do calendário, que aliás já fora pontuado por Claudia e Edson. Ocorre, que nem sempre o que me dizem tem todo o sentido do sistema de referência da cultura administrativa e também das formas implicadas no julgamento destas ações, que ficam distantes.
Pareceu-me que não estamos ruins na foto, mas o relatório está inconsistente em relação aos feito, ao exposto, e – sobretudo – em face das lentes e focos sob os quais outros olhares circunstanciados os lerão.
Vai aqui a ponderação de Maira para nós… Fornecendo uma agenda de relatórios conectadas com os prazos e metas realizadas, em tempos específicos. Esse quadro precisa ser lido sob a ótica da descrição dos compromissos e prazos assumidos na assinatura do processo. Eis as observações de Maíra, no que tange ao que a FUNDAÇÃO UNISELVA precisa:
“Boa tarde, Professor!
Segue, para sua apreciação, nova formatação dada ao seu Relatório para fins de encaminhamento ao CRDH.
Considerando os itens solicitados pela SEJUDH quanto à necessidade da Fundação (grifo meu) apresentar:
a)Cronograma detalhado das ações de realização da pesquisa, constando:
1. ações realizadas de dezembro de 2013 a fevereiro de 2014, constando de imagens, relatório de entrega de produtos;
2. ações em andamento e ou realizadas para o período do primeiro semestre de 2014;
3- relatório parcial [imagens, documentos, apêndices] do plano de aplicação das entrevistas, questionários, observações sistemáticas e grupos focais realizados/ e ou andamento nos municípios, campos de pesquisa;
4- relatório constando as informações dos locais, territórios, praças, ruas e pontos da cidade onde costumeiramente essas populações trabalham informalmente ou se encontram aglomeradas casualmente ou permanentemente e
5- relatório parcial do perfil socioeconômico dos entrevistados, agendamos uma reunião segunda-feira às 9 horas, nesta Fundação, com a Srª Cláudia do CRDH, para maiores esclarecimentos quanto às exigências contidas no ofício da referida Secretaria, razão pela qual convidamos esse coordenador para participar da referida reunião, que a Fundação entende ser de suma importância para todos os envolvidos.
Atenciosamente,
Maira”
Devemos, pois, todos atentar e também ajudar na produção do relatório. Andréia formulou que, na verdade, neste primeiro momento, somente eu teria como prestar conta deste relatório, pois na verdade estava na minha cabeça. Iremos colocar um pequeno programa no Iremos colocar um pequeno programa no site do RuAção, que permita uma agenda comum, de acesso de todos e todas…e que some o conjunto das realizações dia a dia.
Um abraço
PASSOS