
CASTOR RUIZ - Seminário Temático acerca de Giorgio Agamben, no Centro de Referência dos Direitos Humanos e na UFMT
Estaremos em Seminário Temático de Estudos do Filósofo Italiano Giorgio Agamben ( http://www.ihu.unisinos.br/images/stories/cadernos/formacao/45_cadernosihuemformacao.pdf) coordenado pelo Prof. Dr. Bartomeo Castor Ruiz (Cátedra Unesco de Direitos Humanos e Titular Unisinos). Representa para nós, na UFMT, atualização epistemológica-científico-política e amplia possibilidades de inserção internacional através do nosso Programa de Pós-Graduação em Educação,Mestrado e Doutorado.
VISITA A ALDEIA UMUTINA E AO TERCEIRO GRAU INDÍGENA
O professor deverá estar presente com um extenso programa, chegando a Cuiabá no dia 13/01/2014 e retornando no dia 19/01/2014. Tendo a seguinte programação: Seminário Temático do dia 14, 15 e 16/01 das oito horas às 11:45 e da 14:00 às 18:00, no Centro de Referência de Direitos Humanos.
Somente no último dia, dia 16, o professor estará no período da Tarde na UFMT, provavelmente na FAAEC, com ampliação dos ouvintes e participantes do seminário ampliado pela comunidade acadêmica interessada.
Dia 17/01: Visita e Encontro com indígenas na Terra Indígena Umutina (Barra dos Bugres) no dia 17/01. Saíndo, por volta das sete horas, e retornando às 17 horas para Cuiabá.
Dia 18, iremos apresentar Chapada dos Guimarães, almoçando lá. Às dezesseis horas, pontualmente, está previsto a última atividade do professor em Cuiabá, às 16 horas, com término previsto para 19 horas. A conferência é destinada à questão importante, cujo tema será,
TEMA DA CONFERÊNCIA: “A Criminalização dos Movimentos Sociais, a questão dos Direitos Humanos e a importância do Pensamento de Agamben na interpretação deste e de outros fenômenos tensivos, na sociedade contemporânea”.
O Professor viajará no dia 19/01/2012, retorno à sua sede.
Professor Castor Ruiz e a consultoria ao Projeto RuAção
O Seminário em epígrafe prevê estudo do enfoque de Giorgio Agamben acerca do Estado, condição para realizar a avaliação correta da situação da População de Rua no contexto das políticas de Governo, e consequentemente do papel considerado à luz de um Estado de Exceção permanente, como escória e ‘lixo’, em face da normalização institucional vigente. Este seminário terá desdobramento para o Projeto RuAção, projeto conveniado com a UFMT e a SEJUDH, mediado pela de Justiça e Direitos Humanos e do Centro de Referência em Direitos Humanos, desta mesma secretaria. em vista dos direitos humanos compreendidos como Direito dos Oprimidos.
Importante saber que, não se trata de um presença episódica deste pesquisador. Fizemos na verdade, uma intensão de sequência de presenças do Professor Ruiz, na UFMT, em três seminários temáticos, sequenciais, cada um deles, tendo foco em um dos livros da Trilogia de Giorgio Agamben a ser ministrados pelo Professor Castor, respectivamente, no I Semestre de 2014, no II Semestre de 2014 e no I Semestre de 2015. É importante aos pesquisadores manterem a sequência destes seminários temáticos.
O I Seminário de 03, será agora, em Janeiro, no dia 14, 15 e 16 e versará sobre a I° livro da Trilogia de Agamben: “Homo Sacer, Estado Soberano, e a Vida nua”. Este Seminário está diretamente vinculado aos pesquisadores e participantes vinculados ao Projeto RuAção. Haverá um número pequeno de participantes não vinculados diretamente ao Projeto RuAção.
Lembro que o esforço deste filósofo vivo, Agamben, analisar as conexões e divergências com outros autores que trabalharam as temáticas da: biopolítica, exceção jurídica, testemunha, linguagem, poder e governo da vida humana, com destaque para as interfaces com o pensamento de Michel Foucault, Walter Benjamin, Hannah Arendt, Jacques Derrida” (IHU), dialoga com a antropologia, com a psicanálise, com as ciências sociais, linguística e outras dimensões, de forma que sua interlocução tem dimensões intrínsecas merleaupontyanas.
CASTOR RUIZ: RESUMO CURRICULAR:
Possui doutorado em Filosofia – Universidad de Deusto, Bilbao (1999), Pós-Doutorado em Filosofia – Instituto de Filosofia do Consejo Superior de Investigaciones Científicas da Espanha (CSIC, 2006). Mestrado em História – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1995). Pós-Graduação Latu Sensu em História – Faculdades Ipiranga SP (FAI, 1992). Graduação em Filosofia – Faculdades Ipiranga, SP (FAI, 1990). Graduação em Filosofia – Universidade de Comillas, Madri, 1984. Atualmente é Professor Titular (PT) no Programa de Pós-Graduação-Filosofia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Coordenador da Cátedra Unesco de Direitos Humanos. Secretário da Associação Ibero Americana de Filosofia Política (AIFP). Coordenador do Grupo de Pesquisa CNPq, "Ética, biopolítica e alteridade". Leciona na graduação de filosofia e outros cursos as cadeiras de Antropologia Filosófica, Ética geral, Filosofia Política, Filosofia dos séculos XVI-XVII, Filosofia contemporânea. Ministra cursos temáticos na pós-graduação e pesquisa nas áreas de ética, subjetividade, alteridade, poder, violência, direitos humanos e democracia Entre suas obras mais recentes estão: – (1)La urbe global y el gobierno de la vida humana. Justicia,alteridad y memoria en los espacios de poder. Bogotá: Universidad Libre, 2012; (2) Justiça e memória II. A condição humana nos estados de exceção. São Leopoldo: Casa Leiria/IFIBE, 2012; – (3) A sacralidade da vida na exceção soberana, a testemunha e sua linguagem. (Re)leituras biopolíticas da obra de Giorgio Agamben. Cadernos IHU. N. 39, São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2012; – (4)Justicia, estados de excepción y memoria. Por una justicia anamnética de las víctimas. Bogotá: Universidad Rosario, 2011; – (5) "Biopouvoir et droits de l´homme", In: Libertés Économiques et droits de l´homme, Paris: Press Universitaires de Paris Ouest, 2011; – (6) O (des)governo biopolítico da vida humana. São Leopoldo: Casa Leiria, 2011; – (7) Direito à justiça, memória e reparação: a condição humana nos estados de exceção. São Leopoldo: Casa Leiria, 2010; – (8) Justiça e memória. Por uma crítica ética da violência. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2009; – (9) As Encruzilhadas do Humanismo, Petrópolis,Vozes, 2006; – (10) La Propiedad o la alteridad, dilema de los derechos humanos. Bilbao: Deusto, 2006; – (11) Os Labirintos do Poder. POA: Escritos, 2004; – (12) Os Paradoxos do Imaginário, São Leopoldo:Unisinos, 2003 ; – (13) El Poder de los desposeídos, Madri: Nova Utopia, 2000; – (14) – O poder social e simbólico das CEB´s. Petrópolis: Vozes, 1997. -
O Seminário contará também com a participação da Professora Jacira Terezinha Dias Ruiz – esposa do Professor Ruiz, vinda do Serviço Social, e educadora popular há muitos anos, que atende através da Caritas do Rio Grande do Sul populações que sofrem emergências, projeto socioeducativo, adolescentes e crianças, população campesina, mulheres, população guarani. A população a qual tem sido assessora há mais de vinte anos, buscando a inclusão através do projetos produtivos e de Direitos Humanos. Sua contribuição será fundamental para traçar a aproximações e diferenças em contextos somente em parte similares, e replicáveis. Entendemos pelo recorte de nossa população prevista por setores específicos que este encontro terá imensa riqueza para nós.
Solicitamos a divulgação sobretudo no evento que se seguirá a esse, a conferência pública do professor Castor Ruiz, na UFMT, e que versará na apresentação de Giorgio Agamben, para os interessados e interessadas. Sua conferência acontecerá no dia 18, à 16 às 19 horas, na UFMT (FAAEC)ou Salão da Igreja do Rosário, aberto a professores e professoras, pesquisadores(as), alunos(as) e interessados da comunidade e dos movimentos sociais.