Sobre o projeto

O presente site está relacionado com o Projeto de População que vive na/da rua, em condição de vulnerabilidade, abrangendo a área da cidade de Cuiabá e Várzea Grande. O projeto está registrado como Projeto de Pesquisa na PROPEq sob número 33/2013 (01/11/2012); está registrado na Pro-reitoria de Extensão. O Projeto possui financiamento do Ministério da Justiça, conveniado com Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.  O Projeto é do Centro de Referência de Direitos Humanos, conveniado e executado pela Universidade Federal de Mato Grosso, através do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Educação/Grupo de Estudos Educação e Merleau-Ponty (GEMPO) com orientação teórico-metodológica inspirada na fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty, Giorgio Agamben e Paulo Freire.  O projeto objetiva uma cartografia da População em epígrafe, com a utilização do Software NVivo, envolvendo doutores, mestres, alunos do Programa de Pós Graduação Mestrado Doutorado, visando a consecução de dissertações e teses, e uma publicação com recortes dos diversos aspectos que envolve esta população, sua proveniência da região rural, das aldeias indígenas, pessoas ligadas ao Movimento LGBT, Crianças e Adolescentes que sofreram exploração sexual comercial, pessoas cuja trajetória se vincula à violência sexual doméstica e abuso sexual, trabalhadoras do sexo, pessoas com dependência de álcool e droga, migrantes, pessoas que se afastaram da violência doméstica, população afrodescendente, portadores de doenças degenerativas, idosos, egressos de comunidades terapêuticas e assim por diante. Pretende-se compreender o sentido que toma a rua como espaço de vida e/ou de trabalho para esta população.

Três premissas acompanham essa pesquisa:

1. são cidadãos aos quais seus direitos tem sido sistematicamente sequestrados, a cidade precisa ter consciência de sua responsabilidade social com estas pessoas que são o outro eu de cada um de nós;

2. é preciso cuidar e prover o que lhes possa garantir reconhecimento político, guarida e ampliação dos seus direitos e necessidade de políticas públicas que garantam o apoio necessário para que escolham o lugar que lhes permitam viver melhor e serem felizes,

3. há que gerar política de Estado e não de governos, com estabilidade, recursos e monitoramento.

É necessário o compromisso de todas com a responsabilização do Estado de Políticas Públicas voltadas às necessidades desta população.

                                      Neste momento os seguintes recortes estão em estudos acadêmicos:

PPGE/UFMT:

MESTRADO e DOUTORADO stricto sensu.

1.

James Jácio Pereira. População vivendo da rua e o trabalho educativo da Polícia Comunitária. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso. (OrientadorSuelly Dulce de Castilho).

2.

Cristiano Apolucena Cabral. Da perda da consciência identitária camponesa à condição de situação de rua: uma leitura fenomenológico-ontológica merleaupontyana. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador Luiz Augusto Passos).

3.

Maria das Graças de Mendonça Silva Calicchio. Mães e crianças em condição prisional: educação para autonomia e emancipação?. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso. (Anunciação Pinheiro de Barros Neta)

 

Teses de doutorado
1.
Cláudia Cristina Ferreira Machado. População LGBT em situação de vulnerabilidade vivendo da rua. Início: 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em educação) – Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador Luiz Augusto Passos).

2. Fábio Santos de Andrade. Crianças e adolescentes em situação de rua: ocupação e domínio do espaço público urbano. Início: 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso. (Luiz Augusto Passos; Co-orientadora Profª Drª Maria Stela dos Santos Graciani (PUC)).

 

Orientações de outra natureza
1.
LISDAFE JÚNI DE ARAÚJO. Início: 2011. Levantamento em períodicos da Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes. Universidade Federal de Mato Grosso. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. (Orientador). 2011-2012. (Encerrada)

 

2.
MARCILENE MARQUES PEREIRA. SCCA. Levantamento em períodicos da Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Mato Grosso. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. (Orientador). 2011-2013. (Encerrada)

 

3.
RAFAELA MARIA DE OLIVEIRA. Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes (ESCCA). Início: 2011. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Mato Grosso. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. (Orientador). 2011-2013. (Encerrada)

 

4.
SOLANGE MANOEL. em períodicos da Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Mato Grosso. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. (Orientador). (2011-12) (Encerrada)

 

5.
KAMILA ALVES TORRES DE AZEVEDO. Jornais e Revista Locais acerca de Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Mato Grosso. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. (Luiz Augusto Passos). 2011-2012. (Encerrada)
6.
RAFAELA MARIA DE OLIVEIRA. Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes (ESCCA). Início: 2011. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Mato Grosso. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. (Luiz Augusto Passos). 2011-2013. (Encerrada)

7.

BRUNA CAROLYNE MARQUES VAZ. Jornais e Revista Locais acerca de Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Mato Grosso. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. (Luiz Augusto Passos). 2013. (Encerrada)

Prof. Dr. Luiz Augusto Passos (coordenador da Pesquisa); Profª Drª Maria da Anunciação Pinheiro de Barros Neta. Profª Drª Suely Dulce de Castilho; Prof. Dr. Celso Prudente; Professor Dr. Edson Benedito Rondon.

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